Início » Praça de São Pedro em fotos

Praça de São Pedro em fotos

17 de dezembro de 2007 - Por Comunità Italiana
A Praça de São Pedro no Vaticano está ligada a Roma há cinco séculos, mas sua presença na imagem da cidade ficou ainda mais visível com a fotografia, como mostra uma exposição que foi aberta ao público esta semana.

Nas 90 imagens que compõem a exposição "São Pedro. Fotografias de 1850 até hoje" é possível percorrer, ao mesmo tempo, as mudanças de Papa, a evolução urbana e social de Roma e os avanços tecnológicos da fotografia.

Um dos organizadores, Giovanni Morello, explicou que "o grande teatro da praça, delimitado por suas colunas cenográficas", obra do arquiteto italiano Gian Lorenzo Bernini, "recebeu os eventos mais importantes, tristes e felizes da história da basílica e da cidade".

Entre as imagens da exposição, destaca-se uma foto de Pio XII tirada em 1949. Nela o Papa aparece vestindo uma tiara papal e carregado na "cadeira gestatória", que era o trono tradicionalmente usado pelos papas, antes de João Paulo II substituí-lo pelo "papamóvel".

"Papa Wojtyla" protagoniza uma parte da exposição em fotografias como a tirada por Max Rossi e que mostra as túnicas dos cardeais se movendo por causa do vento no funeral do Papa João Paulo II.

As grandes eucaristias são outros eventos da praça registrados nas fotografias que mostram, por exemplo, o momento da beatificação da Madre Teresa de Calcutá refletido numa poça d'água.

Entre os ritos religiosos imortalizados em imagem destaca-se a foto de uma multidão de carroças esperando pela bênção papal. A exposição também é uma oportunidade para ver como era o panorama urbano em torno do "cupolone" – nome que os romanos dão à cúpula da Basílica, desenhada por Michelangelo – antes do início da construção da atual Via da Conciliação, em 1936.

O jornalista Silvio Negro já escreveu que as cenas fotografadas com os habitantes do bairro Borgo, como as que agora são reveladas, mostram que "a praça mais majestosa do mundo podia servir como pátio a um dos bairros mais populares de Roma, sem perder seu estilo".

A exposição também é uma oportunidade de entender a evolução dos processos de revelação fotográfica desde a metade do século XIX até hoje.

O interior da basílica ou uma modelo que posa diante da Praça de São Pedro são duas das imagens que podem ser vistas em relevo graças aos estereoscópios instalados para a ocasião, com os quais é possível constatar o funcionamento de uma das primeiras experimentações artísticas da fotografia.

O barroco Palácio Braschi, próximo da Praça Navona, acolhe até o dia 30 de março de 2008 a exposição organizada pela Prefeitura de Roma e o Comitê Nacional para as celebrações do quinto centenário da fundação da Basílica de São Pedro.

A maioria das fotografias pertencem ao Arquivo Fotográfico Municipal de Roma, mas a exposição também recebe algumas imagens da agência Magnum.

 
 
 
Fonte: EFE 

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

Leia agora a edição 309

Do céu ao coração

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 10h18
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.