Início » Pordenone é a nova capital italiana da cultura

Pordenone é a nova capital italiana da cultura

13 de março de 2025 - Por Comunità Italiana
Pordenone é a nova capital italiana da cultura

Acidade de Pordenone, na região de Friuli Veneza Giulia, foi eleita nesta quarta-feira (12) como capital italiana da cultura para 2027.

O município, situado no nordeste da Itália, data da era medieval e é um importante polo cultural da região, com festivais de literatura e de cinema mudo e um reconhecido museu voltado a HQs, o “Palácio dos Quadrinhos”. Pordenone possui 52 mil habitantes e conquistou o título após desbancar nove concorrentes: Alberobello (Puglia), Aliano (Basilicata), Brindisi (Puglia), Gallipoli (Puglia), La Spezia (Ligúria), Pompei (Campânia), Reggio Calabria (Calábria), Sant’Andrea di Conza (Campânia) e Savona (Ligúria).

O resultado foi proclamado pelo ministro da Cultura, Alessandro Giuli, em uma cerimônia na sede da pasta, em Roma, após recomendação unânime dos jurados.

“O júri acendeu o refletor sobre o nordeste profundo. Finalmente não seremos mais conhecidos como a cidade dos quartéis, onde dezenas de milhares de pessoas de uma certa época realizaram o serviço militar obrigatório”, celebrou o prefeito Alberto Parigi.

O reconhecimento também é mais uma vitória para o Friuli Veneza Giulia, onde a cidade de Gorizia divide com a eslovena Nova Gorica o título de capital europeia da cultura em 2025. “Estaremos prontos para valorizar as numerosas peculiaridades e belezas de nosso território”, disse o governador Massimiliano Fedriga.

O título de capital italiana da cultura foi instituído em 2015 e, desde então, já passou por municípios de norte a sul do país, como Cagliari, Siena, Mântua, Palermo, Parma, Bergamo e Brescia. Em 2025 o mandato é exercido por Agrigento, na Sicília, e em 2026 será a vez de L’Aquila, no centro da península.

(dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários