Polícia do Paraná investiga esquema de documentos falsos para obter cidadania italiana

A polícia do Paraná fez uma série de ações de busca e apreensão em Curitiba no âmbito de uma investigação sobre um esquema de certificados falsos para obter a cidadania italiana. Segundo as primeiras informações, o faturamento seria entre R$ 5 mil e R$ 50 mil. Nas operações teriam sido apreendidos cerca de 400 certificados com assinatura falsificada de um tradutor juramentado de Curitiba.
O esquema seria feito por uma organização com ramificações em várias cidades brasileiras e a denúncia das irregularidades teria sido feita por cartórios de registros civis. Um dos pontos é que muitos solicitantes da cidadania, ao invés de passarem pelo consulado, fazem o pedido diretamente nas cidades italianos, fugindo assim de controles mais rígidos.
O cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, afirmou à agência italiana de notícias ‘Ansa’ que “as notícias sobre a investigação no momento são muito fragmentárias”. A mesma sede diplomática ainda ressaltou que pediu “mais detalhes” e está aguardando receber “novas informações”. (com dados da Ansa)