A Pirelli continuará sendo fornecedora exclusiva de pneus para a Fórmula 1 até 2027, com opção de extensão do acordo por mais um ano. A ampliação do contrato foi anunciada na terça-feira (10), reforçando uma parceria que já dura desde 2011, quando a empresa italiana se tornou a única fornecedora de compostos para a categoria máxima do automobilismo mundial.
O acordo foi ratificado pelo Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e também vale para a F2 e a F3, categorias de base para a F1.
“Estamos muito contentes em prolongar nossa presença na Fórmula 1 e nos outros campeonatos associados. Com essa renovação, a Pirelli será protagonista em quase duas décadas da F1 moderna, que vive um período de crescimento extraordinário em termos de audiência e expansão em todo o mundo”, celebrou o vice-presidente executivo da fabricante, Marco Tronchetti Provera.
“A F1 é um extraordinário laboratório a céu aberto para experimentar e testar novas soluções técnicas e para melhorar processos de pesquisa e desenvolvimento na produção de pneus”, acrescentou.
Além disso, a partir de 2024, todos os compostos utilizados na categoria serão certificados pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC), permitindo o rastreio das matérias-primas e garantindo que as plantações de origem dos componentes naturais dos pneus sejam geridas de modo a preservar a diversidade biológica e oferecer benefícios às comunidades locais. (com dados da Ansa)