A italiana Anna Grassellino conquistou uma das categorias de um dos mais importantes prêmios da física mundial, o Breakthrough, na quinta-feira (22). A pesquisadora foi reconhecida por sua contribuição aos estudos de aceleradores de partículas. “Dos maiores aceleradores de partículas aos dispositivos quânticos, tive a oportunidade de contribuir com o avanço de tecnologias que abriram novos horizontes científicos”, disse a italiana.
Grassellino ainda agradeceu ao seu grupo de trabalho no Centro sobre Materiais Quânticos Supercondutores da Fermilab e o Departamento de Energia dos EUA, que “permitiram que eu trabalhasse na fronteira da ciência”, e ao Instituto Nacional de Física Nuclear da Itália (INFN), “onde comecei minha carreira científica”.
O presidente do INFN, Antonio Zoccoli, parabenizou a italiana dizendo que as “contribuições de Anna no campo da física dos aceleradores está levando em conta agora o setor do cálculo quântico e pode abrir novos cenários na pesquisa da física fundamental”.
Idealizado pela Breakthrough Prize Foundation, que têm como fundadores os magnatas do setor de tecnologia Sergey Brin, Priscilla Chan, Mark Zuckerberg, Anne Wojcicki, Yuri e Julia Milner, o prêmio é dividido em cinco categorias diferentes.
Além de Grassellino, foram premiados ainda Demis Hassabis e John Jumper, que usaram o sistema de inteligência artificial AlphaFold para estudar as estruturas de proteínas, e Charles H. Bennett, Gilles Brassard, David Deutsch e Peter Shor por pesquisas em informações quânticas. (com dados da Ansa)