Classificação veio depois de vitória sobre a Hungria

A Itália garantiu sua classificação para a Copa do Mundo de basquete, que será realizado entre agosto e setembro deste ano na China. Desde 2006 sem participar do Mundial, a Azzurra encerrou este jejum ao derrotar a Hungria, por 75 a 41, na cidade italiana de Varese, nesta sexta-feira (22).

O ala-armador Amedeo Della Valle foi o cestinha do jogo com 15 pontos marcados, além de ter sido um dos principais destaques da seleção nas Eliminatórias.

“É uma alegria enorme, acabamos de coroar um sonho. Vamos para China conseguir uma boa posição e tirar nosso passaporte para os Jogos Olímpicos”, afirmou o presidente da Federação Italiana de Basquete (FIP, na sigla em italiano), Gianni Petrucci.   

A classificação da Itália acontece faltando uma rodada para o fim das Eliminatórias. Nesta segunda-feira (25), a Azzurra enfrentará a também já classificada Lituânia, fora de casa.   

A seleção italiana ficou de fora dos Mundiais de 2010 e 2014. Em sua última participação, em 2006, no Japão, a Azzurra terminou na nona colocação do torneio. Os melhores resultados conquistados pela Itália na Copa do Mundo de basquete foram dois quartos lugares em 1970 e 1978.  

Além da seleção italiana, outros 22 países já garantiram vaga no Mundial, entre eles Brasil, Polônia, Alemanha, Estados Unidos e Argentina. A competição está prevista para acontecer entre os dias 31 de agosto de 15 de setembro.