Passeata reúne multidão em Perugia-Assis pelos 60 anos da Marcha pela Paz

Milhares de pessoas participam no domingo (10) da Marcha da Paz Perugia-Assis, na Itália, para lutar pela paz e fraternidade e celebrar o aniversário de 60 anos do evento. Em homenagem à data, os organizadores iniciaram a passeata no mesmo lugar onde Aldo Capitini reuniu as pessoas que fizeram a primeira Marcha pela Paz em 1961, nos Giardini del Frontone, na capital da Úmbria, a poucos metros do tradicional ponto de partida na via San Girolamo.
Os participantes, praticamente todos com máscaras contra a covid-19, ergueram uma grande bandeira da paz, enquanto representantes do instituto de Sinalunga e da Universidade de Pádua ficaram responsáveis de levá-la até Rocca Maggiore.
Neste ano, o evento acontece sob o slogan “Eu me importo” e é acompanhado da inscrição: “Cura é o novo nome da paz”. Já a palavra-chave é a advertência de Dom Milani, com o objetivo de cuidar das novas gerações, do planeta e da democracia.
Segundo a comissão que promove a iniciativa, pelo menos 10 mil pessoas se inscreveram para participar da largada, além das adesões gratuitas. “Porque existe o desejo de voltar a marchar pela paz e a se mobilizar em torno de questões importantes”, disseram os organizadores.
A famosa passeata, que anualmente reúne milhares de pessoas, em sua maioria jovens, sempre traz uma “mensagem popular muito forte”, como a luta pela paz, respeito, direitos humanos e contra todas as formas de discriminação. (com dados da Ansa)