Para ampliar público, mostra de Raffaello em Roma estende horário até madrugada

As Scuderie del Quirinale, museu de Roma que recebe a maior mostra já feita sobre o mestre renascentista Raffaello Sanzio (1483-1520), ficarão abertas até de madrugada em alguns dias para tentar recuperar o tempo perdido devido à pandemia do novo coronavírus.
A partir da próxima sexta-feira (19), as Scuderie funcionarão das 8h da manhã até 1h da madrugada nos fins de semana e até 23h em dias úteis. Além disso, o museu aumentará o limite máximo de entradas de seis para oito pessoas por vez – os acessos são feitos a cada cinco minutos.
“O público demonstrou grande entusiasmo, e é nosso dever permitir que o maior número possível de pessoas possa participar desse evento imperdível”, declarou o presidente das Scuderie, Mario De Simoni.
Inaugurada em 5 de março, a mostra foi fechada poucos dias depois devido à quarentena imposta pelo governo para combater a pandemia e ficaria em cartaz até 2 de junho, mas o prazo foi prorrogado para 30 de agosto para recuperar o tempo perdido.
A exposição percorre a carreira de Raffaello em ordem cronológica, porém do fim para o começo; de Roma, onde ele morreu, deixando incompleto um ambicioso projeto de renovação urbana, até sua cidade natal, Urbino.
São mais de 100 obras reunidas (número inédito para uma mostra sobre Raffaello), graças principalmente às Gallerie degli Uffizi, em Florença, que emprestaram cerca de 50 telas. Para visitar a exposição, é preciso comprar ingresso com horário marcado online e usar máscaras de proteção.
A visita percorre um itinerário pré-definido pelo museu e dura 80 minutos, com tempo máximo de cinco minutos para cada sala. (com dados da Ansa)