Papa Francisco apresenta melhora com novo tratamento

O Vaticano informou nesta quinta-feira (20/2) que as condições clínicas do papa Francisco, internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, apresentaram uma “leve melhora”.
E hoje pela manhã, foi informado que a noite correu bem. Hoje (21/2) o Papa Francisco levantou-se e tomou o café da manhã. “Entre hoje e amanhã entenderemos como o Papa está reagindo à nova terapia.” O Papa continua recebendo seus colaboradores mais próximos e realizando alguns trabalhos. Ele passa o tempo entre a cama e a poltrona e respira sozinho.
Ainda de acordo com o boletim divulgado pela assessoria vaticana, Francisco está sem febre e seus “parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis”. O comunicado acrescenta que o pontífice de 88 anos recebeu a Eucaristia e “se dedicou às suas atividades de trabalho”. O Papa foi internado em 14 de fevereiro, com um quadro de bronquite que persistia havia várias semanas, mas exames apontaram uma pneumonia bilateral e uma condição clínica “complexa” devido a uma infecção “polimicrobiana” nas vias respiratórias. Apesar da melhora, ainda não há previsão de alta, mas a Santa Sé cancelou todos os compromissos do líder católico ao menos até o próximo domingo (23).
(dados da Ansa)