Início » Operação ‘Áspide’: União Europeia aprova lançamento de missão militar no Mar Vermelho

Operação ‘Áspide’: União Europeia aprova lançamento de missão militar no Mar Vermelho

19 de fevereiro de 2024 - Por Comunità Italiana
Operação ‘Áspide’:  União Europeia aprova lançamento de missão militar no Mar Vermelho

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia aprovaram nesta segunda-feira (19) o lançamento de uma missão militar para garantir a segurança da navegação mercantil no Mar Vermelho, palco de tensões devido a ataques do grupo iemenita houthi. A operação foi batizada como “Áspide”, termo grego para “escudo”, e será comandada por Stefano Costantino, contra-almirante da Marinha da Itália, uma das principais defensoras da iniciativa no bloco.


“Acabamos de aprovar no Conselho de Relações Exteriores da UE o lançamento da operação militar naval Áspide”, disse no X (antigo Twitter) o ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, também vice-premiê do país. 

“A Itália está na linha de frente para proteger os interesses mercantis e a livre navegação no Mar Vermelho. É um importante passo rumo à defesa comum europeia”, acrescentou. 

Com base operacional em Larissa, na Grécia, a missão terá mandato inicial de um ano e está aberta à participação de países extracomunitários. 

Segundo a UE, a Áspide não conduzirá ações em terra e agirá apenas “de modo defensivo”. “A Europa garantirá a liberdade de navegação no Mar Vermelho, trabalhando ao lado de nossos parceiros internacionais”, declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Os houthis vêm promovendo dezenas de ataques contra navios mercantis direcionados a Israel desde o fim do ano passado, como forma de apoio à causa palestina. 

Em janeiro, Estados Unidos e Reino Unido bombardearam alvos do grupo no Iêmen, mas não foi suficiente para eliminar a capacidade militar dos rebeldes no Mar Vermelho. 

O episódio mais recente ocorreu nesta segunda-feira, quando um navio mercantil de propriedade americana disse ter sido atingido por um míssil, segundo a empresa de segurança marítima Ambrey. A embarcação pediu assistência militar, mas a tripulação está “ilesa”. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h56
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.