A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris, que ocorreu no domingo, dia 11/08, contou com 80 mil espectadores no Stade de France.
No palco de 2.800 metros quadrados, a cerimônia de encerramento das Olimpíadas 2024 trouxe a junção de músicos franceses e americanos para celebrar a passagem dos jogos de Paris para Los Angeles. Além disso, as apresentações se dividiram em duas partes e ocorreram em dois lugares diferentes. A primeira com artistas franceses e estadunidenses (Phoenix, AIR, Angéle, H.E.R e Yseult), e a segunda parte com artistas estadounidenses (Red Hot Chilli Peppers, Snoop Dogg e Billie Eilish).
O espetáculo também contou com uma apresentação chamada “Records” (“arquivos”, em inglês), que foi uma mistura de reconstituições do passado e imagens futuristas. Depois, seguiram-se discursos de agradecimento de Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, e do presidente da comissão organizadora dos Jogos, Thomas Estanguet. Depois, para a passagem do bastão para Los Angeles, que teve Tom Cruise descendo do teto ao estilo de Missão Impossível. Ele subiu ao palco em que H.E.R se apresentava para pegar a bandeira olímpica das mãos da prefeita de Los Angeles, Karen Bass, e saiu de motocicleta do estádio ao som de “By The Way”, da banda Red Hot Chili Peppers.
O presidente do COI disse, antes de a bandeira olímpica passar para as mãos de Los Angeles para 2028 e os Jogos serem declarados encerrados, que “o espírito de paz é a mensagem que os Jogos Olímpicos deixam ao mundo”.
O Quadro de medalhas oficial fechou com os Estados Unidos no topo, com 40 medalhas de ouro. A Itália aparece em nono lugar, com 12 ouros, enquanto o Brasil em vigésimo, com 3 medalhas de ouro.
(Com dados da Ansa e GE).