Início » Olimpíada de Tóquio: delegação da Itália conta com mais de 10% dos atletas nascidos no exterior

Olimpíada de Tóquio: delegação da Itália conta com mais de 10% dos atletas nascidos no exterior

21 de julho de 2021 - Por Comunità Italiana
Olimpíada de Tóquio: delegação da Itália conta com mais de 10% dos atletas nascidos no exterior

A delegação enviada pela Itália para os Jogos Olímpicos de Tóquio é formada por 384 atletas, sendo que 46 deles, 12% do total, nasceram no exterior. A lista de “oriundi”, termo utilizado para designar pessoas nascidas no exterior de ascendência italiana, que vão disputar as Olimpíadas sob a bandeira tricolor é liderada pelos Estados Unidos.

No total, 10 esportistas nascidos em solo norte-americano vão defender a nação europeia em Tóquio, com destaque para o softbol feminino, que possui seis jogadoras. Na modalidade, que começou nesta quarta-feira (21), a Itália perdeu para os Estados Unidos por 2 a 0. Na segunda rodada da fase de grupos, a Azzurra irá encarar a Austrália.

A Itália também tem nas Olimpíadas quatro competidores nascidos em Cuba, com dois representantes no wrestling, um no vôlei e outra no atletismo. O top 3 é fechado pelos três dominicanos que defenderão a Azzurra em Tóquio, todos no atletismo.

A delegação italiana ainda conta com atletas nascidos na Alemanha (dois), Hungria (dois), Tunísia (dois), Marrocos (dois) e Brasil (um). O único brasileiro é Pietro Figlioli, capitão da equipe de polo aquático, e que irá disputar sua quinta Olimpíada, mas a terceira pela Azzurra.

No geral, a delegação italiana será composta por “oriundi” de 28 países diferentes e de todos os continentes, sendo 18 das Américas do Norte e Central, 13 da Europa, 10 da África, três da América do Sul, um da Ásia e um da Oceania.

Já entre as modalidades, a equipe italiana de atletismo está na ponta da tabela, com 20 “oriundi” representando a nação europeia. Na sequência, aparecem o softbol, que possui seis competidores, e o vôlei, que tem quatro. Os três esportes são seguidos por wrestling (dois), polo aquático (dois), vôlei de praia (dois), saltos ornamentais (dois) e ginástica olímpica (dois).

A Itália terá atletas nascidos em outras nações em 13 modalidades ao longo das Olimpíadas de Tóquio. A cerimônia de abertura do megaevento será na próxima sexta-feira (23), a partir das 8h (Brasília).

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h39
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.