Início » ‘Nuvem de metano’ detectada após vazamento de gás se aproxima da Itália

‘Nuvem de metano’ detectada após vazamento de gás se aproxima da Itália

30 de setembro de 2022 - Por Comunità Italiana
‘Nuvem de metano’ detectada após vazamento de gás se aproxima da Itália

A “nuvem de metano” que se formou entre a Suécia, Dinamarca e a Noruega após quatro grandes vazamentos terem sido detectados nas linhas dos gasodutos russos Nord Stream 1 e 2 está se aproximando da Itália nesta sexta-feira (30), informam as autoridades. No entanto, segundo o diretor do Laboratório de Monitoramento e de Modelagem Ambiental para Desenvolvimento Sustentável e do Conselho Nacional de Pesquisas (Consorzio Lamma-CNR), Bernardo Gozzini, não há riscos para a saúde da população e nem de poluição atmosférica.

O especialista explica que a “nuvem” já se diluiu muito na atmosfera e que o gás metano – apesar de incidir sobre o aquecimento global – não é poluente como outros gases.

Conforme o último relatório divulgado pelo Instituto Norueguês de Pesquisa sobre Ar (Nilu), a “grande nuvem” que se formou no dia 27 de setembro se dividiu em duas partes e representa a fuga de 80 mil toneladas do gás.

Os quatro vazamentos no Mar Báltico, próximos à ilha de Bornholm, são alvo de investigações de vários países e organizações. Rússia e os países ocidentais trocam acusações sobre uma possível sabotagem ou um ataque submarino com bombas para provocar tamanho dano na estrutura.

Desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia, em fevereiro deste ano, a União Europeia e outros países do Velho Continente vêm impondo uma série de sanções contra Moscou para tentar frear o conflito.

Já Moscou, por meio da estatal Gazprom, vem reduzindo o fornecimento para os países europeus a cerca de 20% da capacidade e até suspendendo por dias consecutivos o envio do combustível fóssil para pressionar pela retirada das punições. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h20
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.