Os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e da Itália, Daniela Santanchè, se reuniram à margem do encontro ministerial do G20 em Belém, no Pará, para discutir colaborações no setor. Segundo a Embaixada Italiana no Brasil, a conversa serviu para “aprofundar a troca de opiniões sobre temas de interesse comum das presidências italiana no G7 e brasileira no G20 no âmbito do turismo”.
O ministro brasileiro afirmou que o Brasil está atuando de forma mais organizada e eficiente em mercados mais distantes, como Reino Unido, Portugal e Oriente Médio. “Acreditamos que este ano vamos superar a marca histórica de 2018, que foi de 6,8 milhões de turistas de fora do Brasil, e alcançar sete milhões de visitantes estrangeiros”. Então, focado em estabelecer ema união entre o turismo do Brasil e da Itália, Sabino também colocou a “implementação do memorando de entendimento no setor do turismo em discussão com Santanchè. O documento foi assinado em julho passado, à margem da visita do presidente Sergio Mattarella ao Brasil, para o aumento dos fluxos turísticos entre os dois países, com particular referência à iniciativa do turismo de raízes.
Durante o G20 em Belém, a representante italiana ainda teve reuniões bilaterais com ministros da Alemanha, da Arábia Saudita, do Azerbaijão e do Canadá.
Entre 13 e 15 de novembro, a Itália sediará a cúpula de ministros do Turismo do G7, em Florença.
(Dados da Ansa e O Globo)