Novo foguete italiano Vega-C é lançado de base espacial europeia

O foguete Vega-C, versão aprimorada do lançador italiano Vega, decolou na quarta-feira (13) pela primeira vez, em uma base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa. O novo lançador da Agência Espacial Europeia (ESA), que foi construído na Itália pela Avio, decolou por volta das 10h13 (Brasília) de quarta-feira e o processo foi transmitido ao vivo pelas redes sociais.
O objetivo do projeto é colocar em órbita diversos artefatos, como o satélite científico LARES-2, desenvolvido pela Agência Espacial Italiana (ASI) e que será utilizado para estudar o efeito da gravidade.
Entre outros itens levados pelo foguete estão seis “cubesat”, incluindo os italianos Astrobio e Greencube, feitos para a ASI pelo Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf) e pela Universidade Sapienza de Roma.
Daniel Neuenschwander, diretor de transporte espacial da ESA, declarou que o voo “marca o início de uma nova era” entre os lançadores europeus.
A agência especializada Euroconsult prevê que mais de 17 mil satélites deverão ser lançados até 2031, número que é 4,5 vezes maior do que a quantidade enviada ao longo da última década. (com dados da Ansa)