A nova adaptação de “Pinóquio”, clássico da literatura infanto-juvenil criado por Carlo Collodi (1826-1890), chegará aos cinemas da Itália em 19 de dezembro.
Dirigido pelo premiado cineasta Matteo Garrone, o longa tem o vencedor do Oscar Roberto Benigni no papel de “Geppetto” e Federico Ielapi na pele do boneco de madeira que sonhava em ser um menino de verdade.
As Aventuras de Pinóquio (em italianoLe avventure di Pinocchio. Storia di un burattino) é um romance escrito pelo italiano Carlo Collodi em Florença no ano de 1881 e publicado dois anos depois com ilustrações de Enrico Mazzanti. Anos mais tarde foi adaptado pela gigante da animação Walt Disney, em 1940, quando se popularizou no mundo tornando-se um clássico da literatura infanto-juvenil.
01 Distribution divulga pôster e primeiro trailer do filme
A prévia mostra Roberto Benigni (vencedor do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira por “A Vida É Bela”) como o marceneiro Gepeto e vários momentos icônicos da fábula sobre o boneco de madeira que quer virar menino de verdade – das orelhas de burro ao nariz que cresce com mentiras. São imagens que remetem à adaptação mais famosa da obra de Carlo Collodi: a animação da Disney de 1940, que venceu o Oscar de Melhor Canção Original – pela clássica “When You Whish Upon a Star”.
“Pinóquio” marca a volta de Benigni ao cinema, oito anos após seu último papel, quando fez uma pequena participação em “Para Roma, com Amor” (2012), de Woody Allen. E, por coincidência, numa adaptação da mesma obra que lhe rendeu o seu maior fracasso. Benigni foi diretor, roteirista e protagonista de uma versão anterior de “Pinóquio”, lançada em 2002. Na ocasião, no papel do boneco de corpo e cara-de-pau, ele conseguiu a façanha de atingir 0% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Com o novo filme, Matteo Garrone volta ao mundo das fábulas encantadas, após o ótimo “O Conto dos Contos” (2015). Em comunicado à imprensa, Garrone afirmou que o projeto representou “dois sonhos que se tornaram realidade”: dirigir uma adaptação de “Pinóquio” e trabalhar com Benigni.