Início » Nova revisão do FMI reduz previsões de crescimento do PIB da Itália

Nova revisão do FMI reduz previsões de crescimento do PIB da Itália

12 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
Nova revisão do FMI reduz previsões de crescimento do PIB da Itália

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo as previsões de crescimento mundial, apontando que o PIB global deve crescer 2,8% em 2023 e em 3% em 2024, informa um relatório divulgado na terça-feira (11). Segundo a diretora do órgão, Kristalina Georgiva, o mundo deve ter a menor média de expansão desde 1990 nos próximos cinco anos.

De acordo com o documento, a “gradual retomada pós-pandemia [de Covid-19] e a invasão da Ucrânia por parte da Rússia continuam”, mas há uma “névoa mais densa” sobre as perspectivas do crescimento mundial.

“Um pouso forçado é um risco para as economias avançadas, mas a situação ainda continua frágil”, diz o documento lembrando das recentes crises em bancos dos Estados Unidos e da Europa.

Para a Itália, a previsão de expansão do PIB é de 0,7% (0,1% a menos do que no relatório de janeiro) para 2023 e de 0,8% no próximo ano. Já a taxa de desemprego do país deve baixar de 8,3% para 8,1% em 2023 e subir para 8,4% em 2024.

Já para o Brasil, o FMI diminuiu a projeção de 1,2% para 0,9% para este ano e aumentou para 1,5% em 2024. Para a América Latina, a previsão é de alta de 1,6%.

Outro ponto destacado no relatório é para que os governos continuem a focar na questão inflacionária, que disparou em várias partes do mundo desde o ano passado. “Os riscos para os sistemas financeiros mantêm-se contidos e a política monetária deve continuar a ser concentrada na luta contra a inflação”, ressalta o texto. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 01h46
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.