Início » Nova onda de mau tempo atinge a Itália e provoca inundações

Nova onda de mau tempo atinge a Itália e provoca inundações

01 de outubro de 2022 - Por Comunità Italiana
Nova onda de mau tempo atinge a Itália e provoca inundações

Uma nova onda de mau tempo atingiu a Itália na madrugada da última sexta-feira (30) para sábado (1º), provocando danos e inundações, principalmente na região sul do país. Segundo as autoridades italianas, novas enchentes foram registradas em Corleone, Contessa Entellina, Santa Margherita Belice, Sambuca di Sicilia e Poggioreale.

Durante a madrugada deste sábado (1°) os bombeiros locais receberam dezenas de pedidos para acionarem os serviços de terraplenagem para retirar o rio de lama causado pelas fortes chuvas. De acordo com testemunhas, a situação nesta área é dramática.

Já a cidade de Trapani foi assolada por uma tempestade de água e ventos fortes. Algumas ruas da capital e da vizinha Erice, já severamente afetadas pela enchente da última segunda-feira, foram novamente inundadas.

A água invadiu alguns porões e lojas, além das vias Dell’Uva e Marsala, onde o sistema de esgoto já havia explodido nos últimos dias.

As autoridades do sul da Itália ainda informaram que dezenas de estradas estão intransitáveis e vários carros permanecem bloqueados. A rodovia provincial Immacolatella- Erice está inacessível, e os bombeiros atendem inúmeras intervenções.

A situação entre as províncias de Palermo e Agrigento também é dramática, confirmaram à ANSA os prefeitos de Sambuca di Sicilia, Leo Ciaccio, e Contessa Entellina, Leonardo Spera, dois dos municípios mais flagelados pelo mau tempo.

Os dois políticos estão em constante contato com a Defesa Civil e com os socorristas. “Palermo Sciacca é inviável, invadido por um rio de água e lama. Muitos motoristas ficaram presos e nos pediram ajuda. Várias famílias que estavam em suas casas nos relataram alagamentos e danos. Convidamos a todos a não ir neste momento por precaução e para permitir a operação de veículos de emergência”, alertou Ciaccio.

O apelo foi lançado também por Spera. “A situação é preocupante. Convidamos todos a ficarem em suas casas e não viajarem. Na área do entroncamento de Gulfa, onde o ônibus capotou, três ambulâncias foram imediatamente enviadas e um guindaste está trabalhando para levantar o ônibus. Ainda é cedo para fazer uma contagem de danos, mas com certeza são enormes”.

O ônibus transportava 10 pessoas, sendo que três passageiros ficaram levemente feridos no incidente entre Palermo e Agrigento. De acordo com as autoridades locais, o ônibus estava estacionado quando foi atingido por um tornado. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários