Noite de prêmios no Copacabana Palace

Em cerimônia realizada na noite de 15 de dezembro, no Hotel Copacabana Palace, o jornalista Pietro Petraglia, diretor-presidente da revista Comunità, ferramenta de cultura e informação entre Brasil e Itália, foi agraciado com o prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo, conferido pela Alerj
Fim de ano, hora de escolher destaques de 2021. Principalmente em tempos de pandemia, muitos tiveram esse mérito apesar de todas as dificuldades. Melhores do ano, Ícones da Benemerência. O cenário das premiações não poderia ser melhor: o mítico Hotel Copacabana Palace em frente à praia do bairro da Princesinha do Mar. Os homenageados? Tantos, tantíssimos. Em diversas áreas.
Entre as presenças ilustres, Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, e a primeira-dama do mesmo estado, Analine, com o título de Embaixadora da Paz pelos seus trabalhos no campo social. E a Itália não foi esquecida. A festa teve apoio de diversas entidades entre as quais a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), assim como o Consulado-Geral da Itália do Rio de Janeiro. E não faltaram nem cavaleiros da Ordem de Malta por suas atuações no campo da saúde.
Pietro Petraglia, diretor-presidente da revista Comunità; Paolo Miraglia Del Giudice, cônsul-geral da Itália no Rio; Francesco Moliterni, presidente da Leonardo no Brasil, empresa de tecnologia. Sem esquecer de Santo Mario Lolicato, presidente da KM Corporate, do segmento cabeamento e conectores, o qual está iniciando seus empreendimentos no Brasil. Lolicato foi representado na celebração por sua esposa, condessa Giovanna Deodato.
Ganhador do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo, Pietro Petraglia lembrou que quando era muito jovem conheceu Lima Sobrinho. Este despediu-se da vida em 2000, aos 103 anos de idade. Foi presença marcante em vários campos.Entre os quais o de deputado e governador de Pernambuco, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). O diretor de Comunità elogiou o trabalho do cônsul Miraglia no Rio, agradeceu à toda a equipe da revista pelo apoio nestes 27 anos de existência da revista e falou da importância de Lima Sobrinho:
— Comunità é o elo entre o Brasil e a Itália. Se tornou uma referência para o fórum de discussões das sociedades brasileira e italiana. Uma ferramenta que transporta cultura, entretenimento e relações humanas. Sempre priorizamos o serviço jornalístico de qualidade para o leitor — disse Petraglia, reforçando a importância da publicação, que existe desde 1994. — Barbosa Lima Sobrinho assinou minha primeira carteira da ABI, quando eu tinha 15 anos e participava do movimento estudantil que mudou o rumo da história naquele 1992 — revelou o jornalista.
Pietro recordou a ascendência italiana em comum com Phabrício Petraglia, realizador da noite no Copacabana Palace:
— Nossas famílias têm origens na cidadezinha de Sacco, Província de Salerno, Região da Campânia, sul da Itália, que tantos imigrantes deu ao Brasil. Com este prêmio quero homenagear todos os imigrantes italianos no mundo. Agorahá mais pessoas nascidas em Sacco em Niterói e em Nova Iorque, do que no próprio município italiano. Sacco tinha cerca de quatro mil habitantes, agora tem em torno de 500.
Paolo Miraglia, que recentemente o título de cidadão carioca honorário,fez muitos agradecimentos ao Brasil e ao Rio, desde que assumiu o consulado geral na sede da Cidade Maravilhosa. Miragliafoi premiado com o diploma José de Alencar – Desenvolvimento Econômico do Estado, assim como Francesco Moliterni e Santo Mario Lolicato, entre outros.
— Quero agradecer ao deputado Marcos Abrahão pela concessão do diploma José de Alencar — disse o cônsul. — Nestes três anos e meio no consulado houve fortalecimento relações entre Brasil e Itália não só na área econômica, mas também no campo cultural, científico, tecnológico. Entre elas, o ensino do italiano em escolas do Estado do Rio. Em março de 2022 será festejado o bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II.
Miraglia fez ainda questão de ressaltar a festa do Dia da Itália em 16 de outubro deste ano no Rio, nas comemorações pelos 90 anos da estátua do Cristo Redentor. E aproveitou a ocasião para agradecer a presença no evento do Copacabana Palace do Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, símbolo carioca e brasileiro, que fez oração abençoando todos os convidados antes do jantar.
O cônsul-geral no Rio ainda apontou dado importante:
— Com 30 milhões de oriundos, o Brasil tem a maior colônia de descendentes italianos no exterior — afirmou o diplomata. — A amizade entre os dois países é indissolúvel.
Na lista dos ganhadores do Prêmio Anna Nery da Saúde do Estado, destaca-se a Ordem de Malta – instituição católica fundada há mais de 900 anos –pelo seu trabalho no Rio, no Brasil e no mundo. A atuação da quase milenar instituição foi fundamental nestes tempos de coronavírus.
Além do prêmio na área da saúde Ronaldo Goytacaz Cavalheiro, presidente da Ordem de Malta, recebeu ainda o título de cidadão honorário de Areal, município do Estado do Rio de Janeiro, assim como o Padre Omar. Goytacaz Cavalheiro destacou os trabalhos da Ordem de Malta no inteiro planeta:
— A Ordem de Malta é anterior até aos Templários. Temos origens em Jerusalém. Mantemos no mundo mais de 1500 hospitais e ambulatórios administrados por nossos cavalheiros e damas em cerca de 120 países no mundo. Nossa principal missão é cuidar dos enfermos e dos necessitados.
Premiações na noite do Copacabana Palace:
PRÊMIO BARBOSA LIMA SOBRINHO DE JORNALISMO
- PIETRO PETRAGLIA;
DIPLOMA JOSÉ DE ALENCAR – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO
- PAOLO MIRAGLIA DEL GIUDICE,
- PAOLO DAL PINO,
- FRANCESCO MOLITERNI,
- SANTO MARIO LOLICATO,
- AgeRio,
- AGÊNCIA ESTADUAL DE FOMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PRÊMIO ANNA NERY DA SAÚDE DO ESTADO
- ANTONIO BARRA TORRES (ANVISA),
- RÔMULO MENE (CIRURGIÃO),
- MARCELO GONÇALVES (CIRURGIÃO),
- ORDEM DE MALTA
MEDALHA TIRADENTES
- JULIO BERNARDES Subsecretário
EMBAIXADORA DA PAZ
- ANALINE CASTRO