O astronauta italiano Luca Parmitano se tornou o primeiro DJ a comandar uma balada do espaço. Ele se conectou na última terça-feira (13) em uma transmissão direto da Estação Espacial Internacional (ISS), e tocou para milhares de pessoas a bordo de um navio de cruzeiro no Mar Mediterrâneo

“Há 10 anos, fui selecionado como astronauta e me perguntaram o que eu teria mudado no mundo, se tivesse essa habilidade. Eu respondi que criaria uma língua única, universal. Mas, depois, percebi que existem duas línguas comuns no mundo, que unem as pessoas. Uma é a matemática, a linguagem das ciências. A outra é a música”, disse o astronauta, em transmissão direto do espaço.

Com um tablet nas mãos, Parmitano selecionou uma playlist e agitou o público do World Club Dome de Ibiza. “O espaço é um sonho comum, que une o mundo. Espero que vocês tenham gostado dessa oportunidade de unir ciência e música, e de aproveitarem o mundo como fazemos nós aqui na Estação Especial”, ressaltou.

O astronauta aprendeu a tocar antes de embarcar para a estação espacial. Parmitano tem 42 anos de idade e é integrante da Agência Espacial Europeia (ESA). Ele foi o primeiro italiano a fazer uma caminhada espacial. Em julho de 2013, um problema técnico inédito quase custou sua vida. Durante trabalhos realizados do lado de fora da ISS, o capacete do italiano começou a encher de água e a sufocá-lo.

(com informações da ANSA)