Em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Italiano, o campeão Napoli enfrentou a Fiorentina no domingo (7), no Estádio Diego Armando Maradona, e proporcionou uma festa especial aos napolitanos para celebrar o terceiro Scudetto conquistado após 33 anos de espera. Com o estádio lotado – mais de 50 mil torcedores -, a equipe de Luciano Spalletti recebeu a Viola em casa após garantir matematicamente o tão sonhado título da Série A na rodada anterior e venceu por 1 a 0, com um gol de pênalti convertido pelo artilheiro Victor Osimhein.
Após um primeiro tempo morno, o Napoli teve chance de abrir o placar no início da etapa final, depois do árbitro marcar uma penalidade, mas Osimhein parou na defesa de Terracciano.
No entanto, o artilheiro não desperdiçou a segunda oportunidade, após Kvaratskelia ser derrubado na área. Desta vez, ele converteu a penalidade.
Durante a partida, a torcida napolitano fez um mosaico nas arquibancadas com o símbolo do terceiro Scudetto, o primeiro sem o ídolo argentino, o craque Diego Armando Maradona. Além disso, os jogadores da Fiorentina fizeram um corredor de “honra” para os campeões italianos passarem no início da partida.
Mais cedo no domingo, os principais dirigentes da Fiorentina prestaram uma homenagem ao craque argentino Diego Armando Maradona em frente a um mural em Nápoles. Segundo fotos divulgadas nas redes sociais do clube, o presidente Rocco Commisso e o CEO Joe Barone levaram um buquê de flores no Quartieri Spagnoli – rebatizado de Largo Maradona -, no coração da cidade, onde há um grande mural do “Pibe de Oro”.
A pequena praça se tornou o destino da peregrinação de milhares de torcedores e turistas para homenagear o eterno camisa 10 do Napoli, falecido em 2020.
Após o apito final, toda delegação do Napoli entrou em campo, com enormes bandeiras. Fora do estádio, uma multidão acompanhou a partida. Bombas de fumaça e fogos de artifício foram registrados em vários pontos da cidade.
Uma festa para todos os jogadores, seus familiares e convidados está prevista para ocorrer no salão do estádio. O presidente do Napoli, Aurelio De Laurentiis, participa das comemorações e permanece emocionado com a conquista do título.
Com a vitória, o Napoli chegou a 83 pontos, enquanto a Fiorentina permaneceu na oitava posição, com 46. Na 35ª rodada, os campeões visitam o Monza, no próximo domingo (14), e a Viola recebe a Udinese.
Mais cedo, a Juventus venceu a Atalanta por 2 a 0, no estádio Atleti Azzurri D’Italia em Bérgamo. Com o resultado, a Velha Senhora assumiu a vice-liderança do Campeonato Italiano, ao somar 66 pontos e ultrapassar a Lazio, que foi derrotada ontem pelo Milan.
A partida foi marcada por uma interrupção devido aos coros racistas da torcida da Atalanta contra o atacante Vlahovic, que marcou um dos gols do confronto.
Genoa derrota Ascoli e retorna à Série A
Jogando em casa, o Genoa venceu o Ascoli por 2 a 1, no último sábado (6), em partida válida pela 36ª rodada da série B e garantiu seu retorno à primeira divisão do Campeonato Italiano com duas de antecedência.
Com a vitória, o time de Gênova chegou aos 70 pontos, na segunda colocação, atrás do líder Frosinone, com 74, que foi o primeiro a conseguir uma vaga na elite do futebol italiano.
Os gols do Genoa foram marcados por Mattia Bani e Milan Badelj, enquanto que Davide Marsura descontou para os visitantes. O presidente da Série B, Mauro Balata, marcou presença na partida. (com dados da Ansa)