Início » Na COP28, Itália anuncia aporte de 10 milhões de euros para países em desenvolvimento

Na COP28, Itália anuncia aporte de 10 milhões de euros para países em desenvolvimento

11 de dezembro de 2023 - Por Comunità Italiana
Na COP28, Itália anuncia aporte de 10 milhões de euros para países em desenvolvimento

O ministro do Meio Ambiente e da Segurança Energética, Gilberto Pichetto, anunciou no domingo (10) na COP28, em Dubai, um aporte de 10 milhões de euros para “catalisar investimentos mais amplos em planos integrados de alimentos e clima em países em desenvolvimento”. “A próxima presidência italiana do G7, em 2024, continuará a promover uma agenda integrada e ambiciosa sobre o clima e os sistemas alimentares, mantendo alta a atenção para a segurança alimentar global na agenda política internacional”, informou. 

A declaração foi dada representando o governo italiano em um evento ministerial de alto nível, organizado pela Itália e pelos Emirados Árabes Unidos, pelo Dia da Comida e da Água. 

“A segurança alimentar e as mudanças climáticas estão intimamente relacionadas. Juntamente com nossos parceiros, estamos avançando na reflexão, com iniciativas concretas voltadas para fortalecer nossos sistemas alimentares e torná-los mais sustentáveis, resilientes e produtivos”, disse.

“Em 1º de dezembro, aqui em Dubai, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, anunciou que a Itália assinou a Declaração dos Emirados Árabes Unidos sobre Agricultura Sustentável, Sistemas Alimentares Resilientes e Ação Climática da COP28. Estamos muito satisfeitos com o grande apoio que está recebendo da comunidade internacional”, lembrou Pichetto. 

O ministro explicou que os fundos disponibilizados “serão usados para apoiar projetos-piloto em diversos países africanos, em colaboração com organizações internacionais e regionais, bem como com o setor privado”.

Além disso, “a Itália continuará a apoiar a Iniciativa para a África do G20, que visa promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo no continente africano. Todas essas iniciativas se enquadram no que eu chamaria de espírito do Plano Mattei, com o qual a Itália pretende promover o desenvolvimento na África com base em parcerias iguais”. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 00h09
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.