Time de futebol mais antigo da Itália completou 125 anos em setembro

Uma canção e um livro foram lançados, nesta semana, como forma de homenagear o clube de futebol mais antigo da Itália, o Genoa, que completou 125 anos de história em setembro deste ano.

A música, chamada de “Fai Brillare la Stella” (Faça a Estrela Brilhar”, em português), é interpretada pela italiana Mariangela Bettanini. E os versos da canção são dedicados à cidade de Gênova e ao Genoa. Já o livro “A Estrela Negada ao Grande Genoa”, do italiano Giancarlo Rizzoglio, aborda a temporada 1924/25 do Campeonato Italiano, conquistado pelo Bologna e que foi um dos mais polêmicos da história.

Entenda a história

Na época, o Genoa buscava seu décimo “Scudetto”, enquanto o Bologna buscava sua primeira taça. A final da Liga Norte foi disputada em cinco jogos, com o vencedor tendo que enfrentar o campeão da Liga Sul para levantar o troféu nacional. Nos dois primeiros confrontos, uma vitória para cada lado, e o campeão seria decidido em um playoff.

Na partida de desempate, em Milão, o Genoa vencia por 2 a 0. Até que o lance polêmico surgiu para mudar o rumo da decisão. O atacante Giuseppe Muzzioli, do Bologna, chutou, e o goleiro genovês desviou a bola para escanteio. No entanto, o árbitro Giovanni Mauro deu tiro de meta a favor do Genoa. O fato irritou a torcida do Bologna, que invadiu o gramado e ameaçou o juiz, alegando que a bola havia passado por um buraco dentro do gol do Genoa.

Depois de quase 20 minutos de discussão, o juiz mudou de ideia e deu gol para o Bologna, que, logo em seguida, empatou a partida. O empate forçou a realização de uma quarta partida.

O jogo, desta vez em Turim e que terminou empatado de novo, ficou marcado por alguns tiros de revólver disparados na estação de trem da cidade. Duas pessoas ficaram feridas.

A edição deste Campeonato Italiano ficou conhecida como o “Scudetto delle Pistole”.

No quinto e último jogo, o Bologna venceu o Genoa por 2 a 0. E na final nacional, bateu o Alba Roma e conquistou pela primeira vez em sua história o Campeonato Italiano. Mesmo depois de 93 anos, o Genoa continua alegando que o título deveria ser retirado do Bologna. Caso isso acontecesse, a conquista do Campeonato Italiano de 1925/1926 seria o 10º “Scudetto” do time.