Museu Nivola na Sardenha lança concurso para promover a paz

O Museu Nivola em Orani, na região da Sardenha, no sul da Itália, lançou um concurso para premiar as melhores ideias gráficas para a criação de um broche que promoverá a paz. A iniciativa tem como objetivo transmitir uma posição clara sobre os conflitos no mundo e dizer “não” à guerra e à violência e “sim” ao desarmamento nuclear.
Batizado de “Pin-Back Buttons”, o projeto é ilustrado pelo cartaz de Pedro Reyes, intitulado “Proteste e Sobreviva”, com o qual o artista mexicano traz de volta à atenção do público ao ativismo antinuclear dos anos 70 e 80, temas repropostos pela exposição “Pedro Reyes. Zero Armas Nucleares”.
A mostra, com curadoria de Giuliana Altea, Antonella Camarda e Luca Cheri, poderá ser vista no museu de Orani, até 22 de fevereiro de 2023.
A exemplo da coleção de bottons coletados pelo artista – sinal tangível da atividade de protesto que na época contribuiu significativamente para a redução dos arsenais nucleares – os participantes do concurso terão que enviar suas opções de design para o email oficial ([email protected]) até 11 de dezembro.
O melhor modelo para a criação dos broches será escolhido pelas crianças da escola secundária de Orani. O lema da iniciativa é “Ninguém deve ter o poder de matar a todos nós”.
“Queremos transmitir uma mensagem de paz de todas as formas possíveis. E o faremos permitindo que artistas e amadores tratem do tema por meio de gráficos”, explica o diretor do Museu, Luca Cheri, à agência italiana de notícias ‘Ansa’.
Segundo o italiano, “Orani e seu museu são muito ativos em várias frentes no que diz respeito à promoção de ações pacifistas para acabar com todas as guerras”.
“Estudantes de todos os níveis deram vida a uma manifestação pela paz que percorre as ruas da cidade, vestindo as camisetas anti-guerra confeccionadas em nossos laboratórios”, concluiu Cheri. (com dados da Ansa)