Mosaicos da Roma Antiga são descobertos em meio a vinhedos na região do Vêneto

O trabalho, com cores vivas e desenhos geométricos, faz parte, segundo especialistas, de uma vila romana do século III
Um grupo de arqueólogos descobriu mosaicos romanos perfeitamente preservados em vinhedos do norte da Itália, anunciou na quinta-feira (28) o prefeito da cidade Negrar di Valpolicella, perto de Verona (noroeste).
Os suntuosos mosaicos, com cores vivas e desenhos geométricos, fazem parte, segundo especialistas, de uma vila romana do século III, citada por arqueólogos desde 1922. “Foi muito impressionante ver a qualidade dos mosaicos e a conservação de suas cores”, explicou o prefeito da cidade, Roberto Grison.
Os habitantes desta famosa região vinícola, que produz o vinho tinto italiano Valpolicella, acreditam que existam importantes remanescentes romanos devido a uma série de pesquisas e escavações realizadas há um século. No entanto, os mosaicos foram encontrados apenas agora, em um local apelidado de Villa, onde o arqueólogo Gianni de Zuccato, teve a sensação de “entrar em uma máquina do tempo”, e pôde imaginar a elegância da residência no passado.
“Foi uma sensação incrível, devo admitir que não consegui manter a calma”, confessou o arqueólogo, que calcula que os mosaicos, com peças entrelaçadas de vermelho, cinza, branco e marrom, foram feitos entre os anos 250 e 400.
Autoridades do município de Negrar di Valpolicella esperam que um dia a cidade possa ser visitada pelo público, mas reconhecem que a realização deste desejo levaria muito tempo e exigiria grandes investimentos. (com dados da Afp)