Início » Mosaico dos famosos barcos do imperador Calígula volta a ser exposto na Itália

Mosaico dos famosos barcos do imperador Calígula volta a ser exposto na Itália

12 de março de 2021 - Por Comunità Italiana
Mosaico dos famosos barcos do imperador Calígula volta a ser exposto na Itália

Um mosaico dos famosos barcos de Calígula, imperador romano entre 12 d.C. a 41 d.C., voltou a ser exposto na Itália na quinta-feira (11) após ter sido levado de maneira ilegal para os Estados Unidos no período pós-Segunda Guerra Mundial. A peça está exposta no Museu dos Navios Romanos de Nemi, cidade localizada na província de Roma, e voltou ao país em 2017, após uma ação internacional do carabineiros da Proteção do Patrimônio Cultural e da polícia de Nova York.

O item, que estava em uma coleção particular de um colecionador da cidade norte-americana, é na realidade é uma opus sectile, um técnica de decoração muito usada na Roma Antiga e que usa peças de tamanho maior do que as são usadas normalmente nos mosaicos, ficava posicionada no piso de um dos dois navios do imperador.

Ela foi encontrada em escavações conduzidas em 1895 pelo arqueólogo Eliseo Borghi e foi restaurado com materiais diversos e técnicas modernas. A aplicação de uma moldura impede saber como ela foi montada, mas outras peças encontradas de maneira mais fracionada permitiu o estudo da técnica.

O diretor-geral do Museu dos Navios Romanos de Nemi, Massimo Osanna, ressalta que o mosaico datado do século 2 d.C., poderá ser admirado normalmente, apenas respeitando as regras sanitárias por conta da pandemia de Covid-19. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h27
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.