Início » Morre aos 88 anos o empresário italiano Luigi Bauducco

Morre aos 88 anos o empresário italiano Luigi Bauducco

08 de setembro de 2020 - Por Comunità Italiana
Morre aos 88 anos o empresário italiano Luigi Bauducco

Complicações de uma pneumonia bacteriana levaram a óbito o empresário, um dos responsáveis por trazer ao Brasil a massa que dá origem aos panetones

Morreu, na manhã desta terça-feira (8), o empresário italiano Luigi Bauducco, aos 88 anos. Filho único de Margherita Constantino e Carlo Bauducco, fundador da empresa, ele foi um dos responsáveis, há 70 anos, por trazer a massa madre ao Brasil, aquela que dá origem aos panetones da empresa. Luigi chegou ao Brasil com seus pais no início da década de 50, logo após a Segunda Guerra Mundial, e trabalhou para consolidar aquela que seria uma das maiores empresas alimentícias do país. Bauducco morreu após complicações de saúde em virtude de choque séptico por pneumonia bacteriana.

Panetones e chocotone Bauducco

Atualmente, a empresa é a maior fabricante e exportadora de panetones do mundo, com mais de 70 milhões de unidades produzidas por ano. Luigi também ampliou o leque de atuação da companhia, tornando a Bauducco uma das marcas de alimentos mais consumidas do país. Hoje, a empresa conta com mais de 6 mil colaboradores.
Em 2016, Luigi Bauducco e a família entraram no ranking de bilionários da revista Forbes Brasil, em 92º lugar, com a fortuna estimada em R$ 2 bilhões.

O empresário deixa a esposa, Carla, seus três filhos — Massimo, Silvana e Carlo Andrea — além de netos e bisnetos. A administração da companhia ficará a cargo dos filhos, que já tocavam o negócio familiar. 

Segundo a Bauducco, a despedida de Luigi será reduzida devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Leia o comunicado oficial divulgado pela Bauducco:

“É com profundo pesar que a Bauducco informa o falecimento do Sr. Luigi Bauducco, filho do fundador da empresa, Carlo Bauducco, com sua esposa, Margherita Constantino.

Luigi Bauducco chegou da Itália ao Brasil com seus pais no início dos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial, trabalhando desde sempre para a construção de uma das maiores empresas alimentícias do Brasil. De origem simples e com enorme determinação, ele foi fundamental para escrever cada capítulo da história da Pandurata Alimentos e transformou o seu sobrenome em uma das marcas mais amadas do Brasil e prestigiada mundialmente. Além de um profissional admirável, sempre foi reconhecido por sua competência, ética e um olhar humano irreparáveis.

Junto a seus pais, Luigi trouxe da Itália a massa madre, que há sete décadas dá origem aos panettones Bauducco. A liderança inspiradora e o trabalho incansável de Luigi foram determinantes para tornar o panettone o maior símbolo do Natal dos brasileiros.

Fruto de um trabalho apaixonado de toda a família Bauducco, atualmente a empresa é a maior fabricante de panettone do mundo, com mais de 70 milhões de unidades produzidas todos os anos e exportadas para inúmeros países. Além disso, Luigi Bauducco ampliou a atuação da empresa para outros segmentos de produto, tornando a Bauducco uma das marcas de alimentos mais consumidas do país, além de uma importante empregadora nacional, que conta hoje com mais de 6 mil colaboradores.

Com a partida do italiano ‘abrasileirado’ que vai deixar muitas saudades, a Bauducco seguirá escrevendo sua história sob administração dos filhos de Luigi, como já ocorria nos últimos anos. Toda a família Bauducco está em luto, em respeito à grande história de Luigi.”

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

O cenário geopolítico no Oriente Médio pode sofrer uma reviravolta significativa e o governo italiano afirmou que uma nova fase começou. Você acredita em um cessar-fogo?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 00h22
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.