Morreu na madrugada de hoje, segunda-feira, 04/11, o cantor e apresentador Agnaldo Rayol, que ficou conhecido por sua voz única da televisão brasileira. Ele tinha 86 anos e morreu após sofrer uma queda no apartamento onde morava, em Santana, na zona norte de São Paulo. A informação foi confirmada pelo hospital HSANP, onde ele foi internado.
Segundo a assessoria de imprensa, Rayol bateu a cabeça ao cair durante a madrugada, enquanto ia ao banheiro e quando chegou ao hospital, os médicos constataram que Rayol sofreu um traumatismo craniano. Ele foi entubado, mas não resistiu.
A voz de barítono marcou a vida profissional de Rayol. Esse tipo de voz é um tipo de extensão vocal acima do tenor, mescla de grave e aveludado, e menos intenso que a dos baixos.
Seu repertório era repleto de músicas românticas, dentre elas as interpretações de canções italianas como “Mia Gioconda” e “Tormento d’Amore”, que foi usada na abertura da novela “Terra Nostra”, da TV Globo.
Além de cantor, Rayol foi apresentador de TV e ator, tendo participado de novelas da TV Record como “As Pupilas do Senhor Reitor”, lançada em 1970, e “Os Deuses Estão Mortos”, do ano seguinte. Comandou ainda os programas “Corte-Rayol Show” e “Agnaldo RayoI Show”, também na Record, nos anos 1960. Trabalhou no cinema. Estreou aos dez anos no filme “Também Somos Irmãos, e depois lançou filmes como “Agnaldo, Perigo à Vista”, em 1969, “A Herança”, em 1971, e “Possuídas pelo Pecado”, em 1976.
(Dados da CNN Brasil e Folha de S. Paulo)