Monza, clube de Berlusconi, sobe para a Serie A da Itália

O Monza, clube comprado em 2018 pelo empresário e ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, jogará a próxima temporada na primeira divisão do Campeonato Italiano, após derrotar o Pisa no ‘playoff’ de acesso da Serie A. Depois de vencer o jogo de ida em casa por 2 a 1, o Monza foi derrotado hoje por 3 a 2 no tempo normal e teve que decidir o acesso na prorrogação, na qual marcou mais dois gols e saiu com a vitória por 4 a 3.
O Monza se junta a Lecce e Cremonese, que conseguiram subir para a primeira divisão diretamente depois da disputa da Serie B.
Os times rebaixados no Campeonato Italiano nesta temporada foram Venezia, Genoa e Cagliari.
Quando foi comprado por Berlusconi, o Monza estava na terceira divisão italiana. Desde então, levar o time à Serie A era o grande objetivo do empresário.
Berlusconi, que confiou a gestão do clube a seus parceiros na administração do Milan (entre eles Adriano Galliani) apostou nesta temporada em jogadores com mais experiência na segunda divisão.
Para o cargo de treinador, contratou Giovani Stroppa, ex-jogador do Milan e do próprio Monza, que na temporada 2020 levou o Crotone pela primeira vez à Serie A.
“É uma grande alegria para todos de Brianza, uma das províncias mais trabalhadoras da Itália, que agora possuem uma alegria em seus corações que eles nem esperavam ter. Precisamos mirar o Scudetto e depois a Liga dos Campeões, estou acostumado a sempre ganhar. A promoção do Monza e o título do Milan são resultados que fazem bem ao coração”, declarou Berlusconi à “Sky Sport”.
O empresário italiano afirmou que o clube lombardo “conseguiu um fato histórico” e declarou que será “muito bom” enfrentar o Milan na Série A.
O time biancorosso precisou esperar mais de 110 anos para conseguir jogar a primeira divisão da Itália, tanto que a vitória sobre o Pisa foi muito celebrada pelos torcedores. Milhares de torcedores marcaram presença na região central de Monza para festejarem o acesso.
“O Monza na Série A é uma boa notícia para a região da Lombardia. Meu amigo Adriano Galliani é um dirigente muito bom, ele fez uma operação que parecia impossível até algum tempo atrás”, disse Giuseppe Sala, prefeito de Milão. (com dados de agências internacionais)