Início » Missionário italiano fundador instituição da caridade Missione Speranza e Carità morre aos 59 anos

Missionário italiano fundador instituição da caridade Missione Speranza e Carità morre aos 59 anos

15 de janeiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Missionário italiano fundador instituição da caridade Missione Speranza e Carità morre aos 59 anos

O italiano Biagio Conte, missionário que dedicou boa parte de sua vida ajudando pessoas necessitadas em Palermo, morreu na última quinta-feira (12), aos 59 anos de idade. Conte, que fundou em 1993 a instituição de caridade Missione Speranza e Carità, faleceu após uma longa batalha contra um câncer.

O missionário trabalhou por pelo menos três décadas tentando auxiliar e alimentar os sem-teto da capital da região da Sicília. Os seus projetos e ações o tornaram muito conhecido no país inteiro, tanto que sua trajetória de vida foi tema de filme e documentários.

“Tomei conhecimento com profunda dor da triste notícia da morte do Irmão Biagio, ponto de referência, não só em Palermo, para aqueles que acreditam nos valores da solidariedade e da dignidade”, escreveu o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

O prefeito de Palermo, Roberto Lagalla, comentou que a morte de Conte deixa “um vazio insuportável”. Já o governador da Sicília, Renato Schifani, mencionou que o exemplo do missionário seguirá “mais vibrante do que nunca”.

O funeral de Conte será celebrado na próxima terça-feira (17) na Catedral de Palermo. Pelo menos 10 mil fiéis são aguardados para a cerimônia.

Quem era Biagio Conte?

Filho de empreiteiros, Conte chegou a trabalhar na construtora da família quando era adolescente, mas devido a uma profunda crise espiritual decidiu deixar tudo de lado em 1983, indo morar em Florença.

Em 1990, o italiano escolheu permanecer em retiro nas montanhas do interior da Sicília. Pouco tempo depois, o missionário decidiu fazer uma viagem a pé até a cidade de Assis.

No início, Conte foi ativo em levar conforto aos sem-teto na Estação Central de Palermo, mas conseguiu o uso de algumas instalações na via Archirafi, onde fundou sua instituição, que hoje acolhe centenas de pessoas. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h04
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.