Início » Ministro da Economia e governador do BC da Itália participam de reunião do G20 em SP

Ministro da Economia e governador do BC da Itália participam de reunião do G20 em SP

27 de fevereiro de 2024 - Por Comunità Italiana
Ministro da Economia e governador do BC da Itália participam de reunião do G20 em SP

Em São Paulo, o principal centro financeiro do Brasil, está tudo pronto para a reunião dos ministros da Economia e dos governadores dos bancos centrais do G20 na quarta (28) e quinta-feira (29) – a primeira da presidência brasileira – que contará com a participação do ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, e do governador do Banco Central da Itália, Fabio Panetta. Entre outros, também está prevista a presença do comissário europeu para Economia, Paolo Gentiloni; da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen; e da diretora do FMI, Kristalina Georgieva.

A partir de hoje (27), a reunião dos vice-ministros negociará um esboço de comunicado, que deverá ser avaliado para adoção pelos responsáveis pela Economia e pelos bancos centrais.

No total, são 450 delegados, de 20 países membros, nove convidados e 17 organizações internacionais, que estão entre ontem (26) e quinta-feira na capital paulista, principal centro financeiro do gigante sul-americano.

As três prioridades do G20 brasileiro – combate à fome, à pobreza e às desigualdades; equilíbrio entre finanças e meio ambiente para um desenvolvimento sustentável; e reforma da governança internacional – terão sua implementação nos dois dias de trabalho.

Entre os temas a serem debatidos: a relação entre desigualdade e política econômica; crescimento, inflação e emprego; uma forma progressiva de tributação internacional; dívidas nacionais e financiamento para desenvolvimento sustentável.

Especificamente, o anfitrião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (que testou positivo para covid), proporá a taxação de grandes fortunas.

“Vamos apresentar uma proposta de tributação dos super-ricos com base na progressividade para enfrentar os obstáculos econômicos da desigualdade”, disse Haddad em uma entrevista. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 02h51
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.