Início » Ministério Público de Roma investiga ex-ministros por gestão do início da pandemia

Ministério Público de Roma investiga ex-ministros por gestão do início da pandemia

08 de março de 2023 - Por Comunità Italiana
Ministério Público de Roma investiga ex-ministros por gestão do início da pandemia

Uma parte da grande investigação sobre a gestão do início da pandemia de covid-19 feita pela Procuradoria de Bérgamo, na Itália, foi transferida por questões de competência de território para o Ministério Público de Roma nesta quarta-feira (8). Segundo as informações divulgadas por fontes ligadas ao caso, os atos referem-se à falta de atualização do plano pandêmico nacional e estão citados os ex-ministros da Saúde Beatrice Lorenzin (2013-2018), Giulia Grillo (2018-2019) e Roberto Speranza (2019-2022) e uma série de técnicos que atuaram no ministério nos últimos anos.

Os ex-titulares da pasta da Saúde são acusados de omissões em atos oficiais por não terem feito as atualizações necessárias no documento nacional. Speranza, que era o ministro durante o período inicial da pandemia, ainda responderá em Bérgamo pela falta de aplicação do plano.

Além dos ex-ministros, respondem por diversas acusações na gestão da crise sanitária o ex-premiê Giuseppe Conte, o governador da Lombardia, Attilio Fontana, e diversos líderes e membros de órgãos oficiais do governo da Itália, como o Instituto Superior da Saúde (ISS) e do Comitê Técnico-Científico (CTS) criado durante a pandemia.

Bérgamo e cidades próximas viraram símbolo da tragédia da covid-19 na Itália logo nos primeiros meses que o vírus Sars-CoV-2 começou a ser detectado no país europeu.

Uma foto que mostrava caminhões militares carregando dezenas de caixões em frente a um hospital de Bérgamo viralizou e chocou os italianos. A região teve cerca de seis mil mortes a mais entre fevereiro e abril de 2020 do que a média histórica para o período e os procuradores afirmam que cerca de quatro mil óbitos poderiam ter sido evitados se medidas formais tivessem sido tomadas, como a imposição de uma zona vermelha na área de Val Seriana. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários