Início » Meloni propõe que migrantes resgatados por ONGS sejam levados para países das embarcações

Meloni propõe que migrantes resgatados por ONGS sejam levados para países das embarcações

01 de outubro de 2023 - Por Comunità Italiana
Meloni propõe que migrantes resgatados por ONGS sejam levados para países das embarcações

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou na sexta-feira (29) que irá propor que migrantes resgatados por navios de ONGs no mar sejam levados para os países de origem dessas embarcações. A declaração foi dada à margem da cúpula do “Med 9”, aliança de países europeus banhados pelo Mediterrâneo, em meio às críticas que a Itália vem fazendo à decisão do governo alemão de financiar três ONGs de salvamento de migrantes.

Na quinta-feira (29) a Itália também freou o acordo para um pacto europeu sobre a migração devido ao atrito.

“Propomos outra emenda, segundo a qual o país responsável pelo acolhimento dos migrantes transportados no navio de uma ONG é o da bandeira do navio”, disse Meloni.

“Somos cooperativos, mas cada um deve assumir a responsabilidade das escolhas políticas que promove. Nós temos uma linha, outros têm outra. O problema é não descarregar a linha de um sobre os interesses do outro”, acrescentou a premiê.

Ela também fez uma reunião trilateral com o líder da França, Emmanuel Macron, e a presidente do poder Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen.

Segundo o líder francês, eles estão buscando um ponto de vista comum sobre a crise migratória.

À agência italiana de notícias ‘Ansa’, ele declarou: “O encontro com Giorgia Meloni foi bem, como sempre. Foi eficaz. Pudemos dar passos em frente. Com a Comissão Europeia encontramos uma abordagem em comum que proporemos aos colegas para dar uma resposta comum a esse que é um desafio totalmente europeia”.

“Acredito que a capacidade europeia de prevenir esses fluxos seja a chave”, concluiu. O encontro “Med 9” acontece em Valeta, capital de Malta, e reúne uma aliança de nove países europeus banhados pelo mar Mediterrâneo: Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Portugal, Eslovênia e Espanha, além de Malta.

O encontro trilateral também teve a presença da presidente do poder Executivo da UE, Ursula von der Leyen.

“Encontrei aqui posições muito dedicidas sobre a questão dos migrantes e das ONGs, inclusive a distinção que se deve fazer entre o trabalho de algumas ONGs e o trabalho de outras. Me parece que há vontade de enfrentar a questão com seriedade, concretude e velocidade”, disse Meloni. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 12h44
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.