A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, recebeu na noite da última segunda-feira, 23/09, o “Global Citizen Award 2024”, premiação conferida anualmente pelo Atlantic Council. O prêmio foi entregue pelo bilionário Elon Musk, dono da Tesla, da rede social X e da SpaceX.
O prêmio homenageia Meloni por ser “a primeira mulher chefe de governo da Itália, ao seu forte apoio à União Europeia e à aliança transatlântica, assim como por presidir o G7 em 2024”. E, em seu discurso, Musk disse estar “honrado” por entregar o prêmio à primeira-ministra italiana, “uma pessoa mais bonita por dentro do que fora”, e destacou ainda seu “incrível trabalho como premiê, com crescimento recorde”. A escolha de quem entregaria o prêmio causou descontentamento dentro do conselho.
Meloni agradeceu pelas “belas palavras sobre mim” e pelo seu “precioso gênio”, ao receber o prêmio. Também disse que havia descartado múltiplas ideias sobre seu discurso e que, no final, optou por oferecer o que chamou de “perspectiva diferente”. Ela citou aqueles que definem as suas convicções políticas como “nacionalismo ocidental” e, se disse que não tinha a certeza de que o termo nacionalismo fosse “correto”, acrescentou que sabia que “não devemos ter vergonha de usar e defender palavras e conceitos como Nação e Patriotismo”, porque definem “um estado de espírito”, uma “pertença”, uma partilha de “cultura, tradições e valores”.
Além da primeira-ministra da Itália, também receberam o “Global Citizen Award 2024” o presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, e a vice-presidente da holding CJ Group da Coreia do Sul, Miky Lee.