A Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi recebida pelo presidente Lula antes da cúpula do G20 no Rio, no domingo, 17/11, no Rio de Janeiro, para discutir a conclusão de um novo plano de ação para a parceria estratégica entre os dois países para os próximos cinco anos.
O encontro aconteceu no Forte de Copacabana, e Meloni parabenizou Lula pelo trabalho realizado. A Primeira-Ministra italiana agradeceu a sinergia e a continuidade asseguradas pelas presidências do G7 (italiana) e do G20 (brasileira), sancionadas pela partilha das prioridades temáticas abordadas, começando pelo desenvolvimento, transição energética e segurança alimentar.
Segundo nota do Palazzo Chigi, foi manifestado o desejo comum entre os dois países de continuar a trabalhar para fortalecer a parceria, identificando os setores prioritários nos quais concentrarão a atenção, como o econômico-comercial, e aproveitando a presença histórica da grande comunidade italiana no Brasil, principalmente as importantes oportunidades nos setores de energia e do desenvolvimento de infraestruturas.
Lula explicou as prioridades da presidência brasileira no G20 e convidou Meloni para retornar em um futuro próximo ao Brasil, promovendo um encontro empresarial entre os dois países. Meloni disse que as empresas italianas têm planos de investir no Brasil 40 bilhões de euros, e falou sobre atualização dos acordos de parceria e cooperação econômica entre as partes. Os líderes também conversaram sobre a Enel, empresa de capital mista com participação do estado italiano, e a necessidade de melhorias no serviço prestado pela empresa, em especial em São Paulo.
Meloni ainda lembrou que são 800 mil cidadãos italianos e 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, assim, essa visita não exclui a necessidade de outras.
(Dados da Ansa, Estadão, G1 e CNN)