Início » Meloni e Berlusconi realizam reunião para pacificar coalizão que governará o país

Meloni e Berlusconi realizam reunião para pacificar coalizão que governará o país

18 de outubro de 2022 - Por Comunità Italiana
Meloni e Berlusconi realizam reunião para pacificar coalizão que governará o país

Terminou após cerca de uma hora e meia a reunião entre a líder do partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), Giorgia Meloni, e o presidente da legenda conservadora Força Itália (FI), Silvio Berlusconi, para pacificar a coalizão que governará o país. O encontro ocorreu na sede do FdI, em Roma, e envolveu apenas os dois líderes, que fazem parte da mesma aliança, mas trocaram farpas na semana passada por conta das negociações para a formação do novo governo.

“A reunião ocorreu em um clima de união de interesses e de máxima cordialidade e colaboração”, diz um comunicado conjunto divulgado pelo FdI e pelo FI após o cara a cara.

Os partidos ainda afirmam que se apresentarão unidos, assim como a ultranacionalista Liga, nas consultas com o presidente da República, Sergio Mattarella, passo anterior à indicação do próximo premiê.

No fim da semana passada, Berlusconi havia deixado fotografar, durante uma sessão no Senado, um bloco de anotações no qual define o comportamento de Meloni nas negociações como “arrogante e ofensivo”.

A futura primeira-ministra, por sua vez, respondeu em um canal de TV que ela não é “chantageável”. A crise se deu por conta da insatisfação de Berlusconi com o espaço reservado por Meloni para o FI no próximo governo, já que o ex-premiê quer mais do que os quatro ministérios já prometidos.

Rumores davam conta de que o FI iria para as consultas com Mattarella sozinho, mas mediadores entraram em campo para esfriar a tensão. “FdI e FI trabalham para dar o quanto antes um governo forte, coeso e de alto nível à Itália”, diz a nota dos dois partidos, depois reproduzida nas redes sociais de Berlusconi.

A expectativa de Meloni é fechar a composição de sua equipe até 25 de outubro. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 14h28
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.