Mattarella celebra Dia da Unidade Nacional

O Presidente da República Sergio Mattarella depositou uma coroa de louros no túmulo do Soldado Desconhecido, no Altar da Pátria, no Dia da Unidade Nacional, da Constituição, do Hino e da Bandeira.
Após uma pausa em silêncio, Mattarella cumprimentou as autoridades e altos funcionários presentes na cerimônia, a Primeira-Ministra Giorgia Meloni, o Presidente do Senado Ignazio La Russa, o Presidente da Câmara Lorenzo Fontana e o Presidente do Tribunal Constitucional Giovanni Amoroso.
O Dia da Unidade Nacional, da Constituição, do Hino e da Bandeira, instituído em 2012, é comemorado na data da proclamação da unidade da Itália, ocorrida em Turim em 17 de março de 1861. 164 anos se passaram desde a unificação da Pátria.
“Nunca antes, num período de incerteza, é fundamental recordar os valores da democracia e da liberdade em que se funda a nossa República e que a Constituição consagra. Preservar esses princípios significa olhar para o futuro com responsabilidade e orgulho. Os melhores votos para a Itália e todos os italianos, escreveu o Presidente do Senado Ignazio La Russa nas redes sociais.
Para o Presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana “hoje prestamos homenagem aos princípios fundadores da nossa República: independência, soberania popular, liberdade, justiça e paz. Valores que nortearam uma longa e complexa jornada histórica. A esperança é que, diante dos desafios de um mundo marcado por conflitos e mudanças, eles continuem a inspirar nosso caminho, fortalecendo a coesão e o impulso à participação democrática”.
(dados do Corriere della Sera)