Início » Mario Draghi renuncia ao cargo de primeiro-ministro da Itália; presidente recusa o pedido

Mario Draghi renuncia ao cargo de primeiro-ministro da Itália; presidente recusa o pedido

14 de julho de 2022 - Por Comunità Italiana
Mario Draghi renuncia ao cargo de primeiro-ministro da Itália; presidente recusa o pedido

Movimento 5 Estrelas boicotou uma votação de moção de confiança e Draghi disse que seu governo não poderia continuar sem o apoio do grupo

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, anunciou nesta quinta-feira (14) que irá entregar o pedido de renúncia do cargo ao presidente, segundo uma nota divulgada pelo seu gabinete.

O presidente Sergio Mattarella, no entanto, rejeitou o pedido de renúncia de Draghi. Mattarella pediu para que Draghi converse com o Parlamento sobre a situação política.

As tensões políticas na Itália aumentaram recentemente: o Movimento 5 Estrelas (M5E), que faz parte da base aliada, boicotou uma votação de moção de desconfiança no governo. O governo venceu no voto, mas o boicote, aparentemente, deixou Draghi contrariado.


O primeiro-ministro Mario Draghi disse nesta semana que seu governo não poderia continuar sem o apoio do M5S e descartou liderar uma coalizão com composição diferente.

Giuseppe Conte, ex-chefe de governo e atual líder do M5S, anunciou na noite de quarta-feira (13) que os senadores de seu partido não iriam comparecer ao voto de confiança, o que de produziu uma crise de governo ao perder a maioria para governar.

A recusa de Conte se deve ao fato de que o decreto-lei proposto por Draghi, com medidas para ajudar famílias e empresas contra a inflação, também contém um projeto para construir um incinerador de lixo para Roma, ao qual os antissistemas se opõem energicamente por considerá-lo caro, poluente, ineficiente e ultrapassado como tecnologia.

Nas votações de confiança desta quinta-feira no Senado, o governo italiano ganhou a moção de confiança por 172 a 39. Durante a votação da semana passada na Câmara dos Deputados, o M5S votou a confiança no governo, mas depois se absteve de votar o decreto-lei. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 17h17
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.