A Marinha italiana anunciou na quarta-feira (28) que está monitorando a presença de navios russos no Mar Mediterrâneo. “Confirmo a presença de navios russos no Mediterrâneo. Portanto, cabe a nós monitorar o Mediterrâneo e acompanhar de perto esses navios”, declarou o almirante Aurelio De Carolis.
Segundo ele, este controle é “uma mensagem forte do ponto de vista da comunicação estratégica que a aliança dá”.
A afirmação foi feita pelo chefe da Esquadra Naval após ser questionado por jornalistas à margem da cerimônia da operação do Comando Tático da Operação Mediterrâneo Seguro (OMS), que ocorreu hoje a bordo do navio anfíbio San Giorgio, atracado na estação naval Mar Grande em Taranto.
“O que quero destacar é que, como Marinha Italiana, operamos em um contexto totalmente sinérgico com as outras Marinhas aliadas que operam no Mediterrâneo e com todas as outras operações”, acrescentou De Carolis.
O almirante italiano explicou ainda que “desde o início do ano foi intensificado o empenho da Marinha Italiana nas atividades operacionais”. “Isso se traduz em um maior número de navios no mar, portanto um esforço mais intenso de nossas tripulações”, concluiu. (com dados da Ansa)