Realizado em Londres, no Reino Unido, entre 4 e 13 de agosto, o Campeonato Mundial de Atletismo 2017, terminou com o Brasil e a Itália empatados na trigésima oitava posição, cada um com apenas uma medalha de bronze.
Para o Brasil, o bronze veio na Marcha Olímpica de 20km com o atleta de 26 anos Caio Bonfim. Com o tempo de 1h19m04, Caio não só bateu o recorde brasileiro da prova como também conseguiu a primeira medalha na modalidade para o Brasil.
Já para a Itália, a medalha veio através da corredora Antonella Palmisano com o tempo de 1h26min36. Com essa conquista, Antonella, de 26 anos, adquiriu sua primeira medalha em competições mundiais, tendo ficado na quarta colocação nas Olimpíadas do Rio em 2016 e na quinta no Mundial de Atletismo de 2015.
Quadro geral
Com esses resultados, essas foram as únicas conquistas por ambos os países no Mundial 2017, deixando-os empatados na 38ª colocação do quadro geral de medalhas, que tem os Estados Unidos em primeiro com trinta conquistas, dez de ouro, onze de prata e nove de bronze, o Quênia em segundo com onze, cinco ouros, duas pratas e quatro bronzes e a África do Sul em terceiro com seis, três de ouro, uma de prata e duas de bronze .
Sob organização da Associação Internacional de Federação de Atletismo – IAAF e da Federação Britânica de Atletismo – UK Athletics, pela primeira vez um campeonato mundial viu a disputa da prova da archa atlética de 50 quilômetros para mulheres, até então uma distância exclusiva dos homens.