Início » Máfia: político propõe exibição de filme em escolas

Máfia: político propõe exibição de filme em escolas

06 de junho de 2008 - Por Comunità Italiana

O secretário regional do partido Itália dos Valores na região da Campania, Nello Formisano, propôs que o filme "Gomorra" seja exibido nas escolas italianas como "instrumento de luta contra a máfia".
   

O filme "Gomorra" (2008), dirigido por Matteo Garrone, é uma adaptação ao cinema do livro de Roberto Saviano que retrata de modo seco e preciso o funcionamento da máfia napolitana Camorra e foi laureado com o "Grande Prêmio" no Festival de Cannes deste ano.
   

"Todos nós aplaudimos, de modo convicto, pelo significado profundo do livro de Roberto Saviano e do filme de Matteo Garrone, justamente premiado no Festival de Cannes", afirma uma nota assinada por Formisano. "Agora livro e filme podem e devem ser utilizados dignamente, podem e devem ser instrumentos na luta contra a Camorra, se tornar posterior ferramenta de leitura para os mais jovens".
   

"O contexto melhor é aquele das escolas", explica. "Ali, de fato, por meio da visão do filme e da leitura do livro, poderia se abrir um confronto com os estudantes, para entender de verdade a realidade que os circunda e para encontrar instrumentos com os quais alterá-la".
   

"A política e as instituições devem dar o exemplo, mas aos jovens devemos pedir que façam uma escolha limpa, para percorrer o caminho da legalidade, por eles mesmos, por seu futuro e pelo futuro da Itália", acrescenta a nota, em referência à sedução que a máfia exerce nos jovens italianos, desiludidos com o sistema político.
   

O partido Itália dos Valores é dirigido pelo juíz Antonio Di Pietro, magistrado que ficou conhecido como um dos protagonistas da operação "Mãos Limpas", uma investigação movida na década de 1990 contra a corrupção nos altos círculos de poder italianos.

 

 

Fonte: Ansa 

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

Leia agora a edição 309

Do céu ao coração

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h27
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.