COB e Odepa prestam solidariedade a vítimas do vôo JJ 3054 da TAM
Marcus Vinícius Freire, chefe da missão brasileira nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, disse na manhã desta quarta-feira, que todas as bandeiras da Vila do Pan ficarão a meio mastro. O Brasil já tinha tomado esta decisão e, em reunião com a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), todos os chefes de delegações concordaram.
– Queremos prestar nossa solidariedade às famílias das vítimas. Todos estamos de luto. Algumas equipes vão usar tarjas pretas no braço e outras vão colocar no peito de seus uniformes. O Presidente Lula decretou luto oficial no país e nossa bandeira tem de ficar a meio mastro. Como, por lei, nenhuma outra pode ficar acima da nossa, solicitei à Odepa que todas estivessem à mesma altura, o que foi prontamente aceito por todos os chefes de missão no Pan – diz, em entrevista à repórter Glenda Kozlowski, da TV Globo.
O Comitê Executivo da Odepa e o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (CO-Rio) estão de luto oficial por três dias por causa do acidente com o vôo JJ 3054. Neste período, todas as competições das quais participem atletas brasileiros terão um minuto de silêncio antes da primeira prova do dia. As bandeiras de premiação também não serão içadas até o topo.
Homenagens nos locais de competição
Na arena do vôlei de praia, Ricardo e Emanuel entraram em quadra nesta quarta-feira com uma fita preta presa à camisa. Após o jogo, demonstraram muita consternação com o acidente.
– Nós estamos, a cada fim de semana, em um país ou em um estado diferente. É preocupante. Vamos pensar com carinho e em coisas boas para essas famílias que estão passando por esse momento. Isso poderia ter sido com a gente – diz Ricardo.
– Foi um choque. Imaginei que poderiam ser parente nossos vindo para o Rio para ver os Jogos – completa Emanuel.
O locutor do Parque Aquático Maria Lenk pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Parte da delegação americana, que fazia barulho e incentivava seus nadadores nas arquibancadas, parou imediatamente. Várias pessoas ficaram de pé e, o único som ouvido era de um helicóptero que sobrevoava o local.
A organização das provas de remo, que são realizadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, prestou um minuto de silêncio às vítimas da tragédia. As bandeiras dos países competidores foram hasteadas a meio mastro antes da competição.