O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva revelou em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, 25/09, em Nova York, nos Estados Unidos, que nunca esteve tão otimista com o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que vem sendo negociado há quase 25 anos. Durante a viagem, Lula discursou na 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e se reuniu com líderes como os presidentes Emmanuel Macron (França), Pedro Sánchez (Espanha) e Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), entre outros compromissos.
“Eu disse para Von der Leyen que o Brasil está pronto para assinar e que agora a responsabilidade é toda da UE, porque durante 20 anos se jogava a culpa no país do Mercosul”, declarou Lula ao ser perguntado sobre o tema. O presidente afirmou que sugeriu que a assinatura do acordo ocorra durante a Cúpula do G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, ou em uma reunião na sede da União Europeia.
“Estamos prontos e acho que vai sair o acordo. Nós precisamos que saia porque temos muitos outros para fazer”, concluiu se referindo a acordos com a Índia, China e América do Sul.