Início » Lula convida Meloni a visitar o Brasil e agradece solidariedade italiana com o Rio Grande do Sul

Lula convida Meloni a visitar o Brasil e agradece solidariedade italiana com o Rio Grande do Sul

17 de junho de 2024 - Por Comunità Italiana
Lula convida Meloni a visitar o Brasil e agradece solidariedade italiana com o Rio Grande do Sul

O presidente Lula se reuniu no último sábado (15) com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, da direita, após o fim das discussões do G7. O evento aconteceu na região da Puglia, na Itália, e reuniu as sete maiores potências mundiais e a União Europeia.

Lula parabenizou Meloni pela organização do encontro de potências, agradeceu a solidariedade italiana diante das enchentes no Rio Grande do Sul e conversou sobre a visita que o presidente da Itália, Sergio Mattarella, fará ao Brasil em julho deste ano. O chefe de Estado europeu terá encontros com a comunidade italiana.

Lula também convidou a primeira-ministra a também visitar o Brasil, com um comitiva empresarial, em função da grande presença de empresas e descendentes de italianos. Meloni virá ao Brasil em novembro para a cúpula do G20, grupo que o Brasil preside neste ano.

Meloni agradeceu a vinda do presidente brasileiro ao G7. Os dois líderes conversaram sobre segurança alimentar, desenvolvimento e transição energética na África, os profundos laços históricos entre Brasil e Itália.

Lula conversou também sobre a necessidade de uma união global para erradicar a fome de 750 milhões no mundo, sobre forte campanha contra a pobreza, a miséria e a crescente desigualdade. Também conversaram sobre outro tema da presidência do Brasil no G20, a necessidade de uma reforma das instituições da governança global, e um novo papel para as Nações Unidas. A pauta é uma demanda antiga da diplomacia brasileira, principalmente sob o governo Lula.

Lula se encontra com o CEO da Enel

Depois de se reunir com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o presidente Lula se encontrou com o CEO da Enel, Flavio Cattaneo, e o diretor de Relações Externas da Enel, Nicolò Mardegan.

Lula convida Meloni a visitar o Brasil e agradece solidariedade italiana com o Rio Grande do Sul

Os executivos asseguraram, na presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, um aumento de 45% nos investimentos da empresa no Brasil. A soma passou de 2,5 bilhões de dólares para 3,7 bilhões de reais.

Após os eventos climáticos extremos que causaram interrupções no serviço elétrico em algumas áreas de suas concessões, no ano passado, a empresa decidiu ampliar o número de funcionários no país e aumentar investimentos em qualidade e segurança do fornecimento. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h17
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.