MILÃO – Uma pesquisa divulgada hoje na Itália indica que sete de cada dez cidadãos da região da Lombardia, norte do país, acreditam que os imigrantes estão invadindo as cidades, tornando o fenômeno dos fluxos migratórios cada vez mais incontrolável e difícil de ser administrado.
Na consulta, realizada pelo instituto 'Demoskopika', verifica-se também que 40% dos cidadãos da Lombardia, cuja capital é Milão, são contra a concessão do direito de voto aos imigrantes, inclusive aos que residem há anos no país.
O estudo, realizado entre os dias 10 e 17 de junho passado com 834 pessoas, aponta também que grande parte dos cidadãos da região acredita que a imigração nas regiões urbanas está incontrolável.
Segundo 67,4% dos entrevistados, "antes o fenômeno estava sob controle porque havia poucos estrangeiros, mas agora estão chegando aos milhares".
Mais de 64% das pessoas consultadas também concordam que o aumento da imigração gera o aumento da criminalidade. Contudo, apenas 14% se sentem efetivamente ameaçados pelos imigrantes.