A Lombardia, região mais populosa da Itália, anunciou nesta quinta-feira, 31/10, um acordo para garantir a chegada de 200 enfermeiros provenientes da América do Sul em 2025, na tentativa de compensar a carência de pessoal em seu sistema de saúde.
Ainda há 710 vagas para médicos de clínica geral na região, de acordo com o terceiro concurso publicado pela Região da Lombardia durante 2024. Em abril, o acompanhamento anual identificou 1.415 vagas a serem preenchidas.
A informação foi divulgada pelo governador Attilio Fontana, à margem da inauguração do centro de pesquisa clínica para a doença de Parkinson no hospital CTO de Milão. “Os erros cometidos no passado nos colocam na posição de ter que recorrer a essas ferramentas extraordinárias que prometemos e estamos levando adiante. Hoje, a falta de profissionais tanto na área médica quanto na de enfermagem é evidente para os olhos de todos”, afirmou.
O recrutamento dos profissionais da saúde ocorre após o secretário de Bem-Estar Social do governo lombardo, Guido Bertolaso, ter divulgado que faria uma missão na Argentina e no Paraguai para tentar atrair entre 400 e 500 profissionais até o fim de 2024.
Com 10 milhões de habitantes, a Lombardia é o principal polo produtivo e industrial da Itália e abriga a “capital financeira” do país, Milão, além de cidades importantes como Bergamo e Brescia.
(Dados da Ansa e Il Giorno)