Início » Lixo: reunião entre prefeitos obtém trégua em Nápoles

Lixo: reunião entre prefeitos obtém trégua em Nápoles

26 de maio de 2008 - Por Comunità Italiana
Uma tensa calma reina em Nápoles, no sul da Itália, após os intensos protestos e enfrentamentos entre a polícia e a população local, que se opõe à abertura de lixões e aterros sanitários na cidade para resolver a grave crise do lixo. Centenas de toneladas de dejetos lotam as ruas de Nápoles há meses.
   
A trégua provisória foi atingida na noite deste domingo, depois de uma reunião entre o novo subsecretário de Estado do governo de Silvio Berlusconi, Guido Bertolaso, e os prefeitos de 10 municípios designados por um decreto do executivo italiano para discutir a criação dos aterros.
   
No encontro, buscou-se uma solução para a crise que agradasse sobretudo a população, revoltada, e ficou estabelecido que o grupo voltará a se reunir em 10 dias para nova discussão.
   
A situação também voltou à tranqüilidade nas proximidades do aterro de Chiaiano, um bairro no noroeste de Nápoles, onde se produziram fortes conflitos na sexta-feira, deixando 12 feridos e três manifestantes presos. Nos protestos se encontravam adultos, jovens e até idosos e crianças.
   
A polícia se retirou das imediações de Chiaiano, enquanto a população manifestante procurou permitir que, nesta terça-feira, técnicos do governo italiano entrem no aterro para verificar se está de acordo com as normas legais.
   
"O Estado não pode ceder; o problema da imundice deve ser resolvido, não se pode retroceder nem um centímetro", disse no sábado o premier italiano, Silvio Berlusconi, que colocou a crise do lixo como uma das prioridades do governo italiano para esse começo de mandato.
   
Durante a noite de ontem, os bombeiros de Nápoles e da província tiveram que intervir para apagar 29 incêndios de lixo na região.
 
 
 
 
Fonte: Ansa 

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

Leia agora a edição 311

Lideranças com energia pela paz 1

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 13h22
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.