Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Leonardo da Vinci era tudo isso e muito mais. No dia 15 de abril de 1452, nasceu numa região perto de Firenze, na Itália, uma das figuras mais relevantes do Alto Renascimento, cuja curiosidade insaciável era igualada somente pela sua capacidade de invenção.

Leonardo era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos. No entanto, ele mesmo se considerava mais cientista do que artista.

Embaixada da Itália em Brasília promove eventos pelo aniversário de Leonardo da Vinci

LEONARDO DA VINCI: palestra “LEONARDO E A MATEMÁTICA” e filme “LEONARDO E LA SUA CERCHIA”

Segunda-feira, dia 15 de abril, às 16 horas, o Auditório Roberto Salmeron, da UnB, hospedará a palestra do Prof. Simon Chiossi (UFF), intitulada “Leonardo e a Matemática“.

Figura quase lendária, Leonardo da Vinci contribuiu para inúmeros campos do conhecimento. Artista, engenheiro, inventor, cientista; ele é considerado a personificação do “Homem Renascentista”. Embora seja mais conhecido por suas pinturas e obras artísticas, ele próprio se considerava mais cientista do que artista. Ele via tudo através dos olhos da matemática, incluindo seus desenhos e pinturas. Como em uma de suas pinturas, esta palestra pretende traçar o plano de fundo e, em seguida, deixar emergir a contribuição do polímata Leonardo.

O Prof. Chiossi obteve doutorado em matemática em 2003 pela Universidade de Gênova e é autor de várias publicações na área da geometria diferencial complexa. Trabalhou em diferentes países (Dinamarca, Alemanha, Itália, Brasil) e instituições, incluindo a Humboldt-Universitaet em Berlin. Desde 2015 é professor na Universidade Federal Fluminense.

No mesmo dia, 15 de abril, às 20hs, no Cine Brasília, será projetado o filme documentário italiano “Leonardo e la sua cerchia” (Leonardo e seu círculo), de Stefano Roncoroni (filme em língua original, legendado em português).

A ENTRADA é LIVRE e gratuita, sujeita à lotação.

LEONARDO E A MATEMÁTICA

Segunda-feira 15 de abril

Horário: 16h30

Local: Auditório Roberto Salmeron, Faculdade de Tecnologia – FT, UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte-Brasília-DF

ENTRADA FRANCA sujeita à lotação. Para garantir a sua participação envie um e-mail com seu nome a eventos.brasilia@esteri.it (sua presença estará confirmada sem necessidade da nossa e-mail de resposta).

LEONARDO E LA SUA CERCHIA (Leonardo e seu círculo)

Segunda-feira 15 de abril

Gênero: Documentário

Ano: 2000

Diretor: Stefano Roncoroni

País: Italia

Duração: 55 Min

Horário: 20h

Local: Cine Brasília, SHCS Entrequadra Sul 106/107

Indicação: livre

ENTRADA FRANCA