Em busca do nono título italiano consecutivo, a Juventus fez o mínimo necessário para confirmar o favoritismo neste sábado, vencendo o Parma por 1 a 0, fora de casa, na abertura da Serie A. Chiellini marcou o gol da partida, completando cruzamento de Alex Sandro, e Cristiano Ronaldo teve um gol anulado por impedimento indicado pelo VAR.

Douglas Costa foi um dos destaques da Juventus no primeiro tempo, com boa movimentação tanto no ataque como na recomposição defensiva. O time de Turim não teve dificuldade para se impor na casa do adversário. O gol saiu aos 20 minutos: o goleiro Sepe cortou o escanteio de soco, Alex Sandro pegou a sobra e bateu cruzado, para Chiellini apenas desviar de primeira. Aos 33, Cristiano Ronaldo recebeu de Douglas Costa no contra-ataque e marcou com um chute cruzado, mas o gol foi anulado com auxílio do VAR, por impedimento do português.

Com o Parma incapaz de reagir, a Juventus passou praticamente toda a segunda etapa no campo de ataque. No entanto, pouco criou para ampliar o placar. Aos 25, Douglas Costa foi substituído por Cuadrado e deixou o gramado mancando ligeiramente, mas aparentemente sem lesão.

Napoli

Num jogo de tirar o fôlego, Fiorentina e Napoli estrearam no Campeonato Italiano na tarde deste sábado e protagonizaram uma partida de sete gols no Estádio Artemio Franchi, em Florença. Melhor para o time napolitano, que venceu por 4 a 3 e largou com vitória na missão de desbancar a dinastia da Juventus, atual octacampeã.

Foi um jogo equilibrado do início ao fim, e o placar em nenhum momento teve diferença de mais de um gol. Pulgar colocou a Fiorentina na frente de pênalti aos nove minutos, mas Mertens, com um lindo chute colocado de fora da área, e Insigne, também de pênalti, viraram para o Napoli ainda no primeiro tempo.

Na segunda etapa, Milenkovic empatou após boa assistência de Pulgar. Callejón colocou os visitantes na frente logo em seguida, e Boateng, pouco depois, deixou tudo igual novamente com um chute cruzado de fora da área. Aos 22, no entanto, numa boa troca de passes no ataque, Callejón ajeitou para dentro da área, e Insigne fechou o placar de cabeça: 4 a 3.

Com o resultado, o Napoli vai dormir na liderança do campeonato, com três pontos – mesma pontuação da Juventus, que tem a desvantagem nos gols pró. A Fiorentina, por sua vez, é no momento a lanterna da competição.

O Napoli volta a campo pelo Campeonato Italiano no próximo sábado para enfrentar a Juventus, em Turim, às 15h45 (de Brasília). No domingo, é a vez da Fiorentina visitar o Genoa fora de casa, também às 15h45. (GE)