Início » Juíza brasileira apresenta à presidente do Senado da Itália ‘Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica’

Juíza brasileira apresenta à presidente do Senado da Itália ‘Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica’

29 de junho de 2022 - Por Comunità Italiana
Juíza brasileira apresenta à presidente do Senado da Itália ‘Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica’

A juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), esteve em Roma para apresentar à presidente do Senado da Itália, Elisabetta Casellati, a “Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica” – iniciativa brasileira que incentiva mulheres vítimas de ameaças, abusos e agressões a pedir ajuda em estabelecimentos de acesso público com um “X” vermelho desenhado na palma da mão.

No Brasil, o projeto já se tornou programa de cooperação previsto em lei federal e nas legislações de dezoito Estados e do Distrito Federal. “A nossa proposta é internacionalizar o ‘Sinal Vermelho’ para que, em todo o mundo, independentemente da cultura e do idioma, as mulheres possam recorrer a esse mecanismo silencioso de denúncia, que já salvou inúmeras vidas”, afirmou Renata Gil.

A campanha “Sinal Vermelho” foi lançada pela AMB em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em junho de 2020, durante a pandemia de covid-19, quando os índices de violência contra a mulher aumentaram em decorrência do isolamento social.

A repercussão internacional da campanha conduzida por Renata Gil, que já esteve na Espanha e nos Estados Unidos para encontros com autoridades locais, mostra que há uma luz no fim do túnel – apesar do cenário desolador no Brasil, que acumula casos de violência contra a mulher, a exemplo da atriz Klara Castanho e da menina de dez anos vítima de estupro.

A oposição obteve 31 assinaturas para ingressar com um pedido de abertura da CPI do MEC no Senado Federal e o governo tem de rebolar para impedir que ela seja instalada. A investigação em torno da atuação dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos no empenho de verbas do Ministério da Educação, na época em que a pasta era comandada por Milton Ribeiro, tem potencial de dinamitar de vez a campanha do presidente à reeleição. (com dados da Veja)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 21h41
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.